quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Jogos de Tabuleiro

Adoramos jogos de tabuleiro. Não, não estamos falando de "perdas de tempo de tabuleiro", como Jogo da Vida ou Banco Imobiliário, e sim dos jogos de tabuleiro modernos que continuam sendo lançados além do Oceano Atlântico (ok, tem alguns do lado de cá também). Caso você não saiba do que estou falando, leia o próximo parágrafo (sei que o blogspot não faz parágrafos - você entendeu). Caso contrário, vá jogar algum jogo e volte mais tarde pra ler o próximo texto.

Há décadas atrás, na era colorida e sem senso de ridículo que chamamos agora de "década de 80", foram lançados vários jogos de tabuleiro aqui no Brasil. São os conhecidíssimos Detetive, Banco Imobiliário, War, Jogo da Vida, bla bla bla. Eles eram o máximo. Os jogos caíram nas graças da população, e as duas superpotências de jogos do Brasil (Estrela e Grow) resolveram continuar investindo no mesmo feijão com arroz até hoje. Claro, colocaram aromatizantes de Bob Esponja ou Homem-aranha, mais ainda é feijão com arroz (só que mal temperado).

Esses jogos ancestrais são na verdade versões (ou plágios) de jogos americanos antigos. O Banco Imobiliário (ou Monopoly) é de 1935! São todos ou muito infantis ou com regras complicadas demais e, invariavelmente, são muito dependentes de sorte. Os jogos americanos ainda são um pouco assim, mas evoluíram muito. Só que ainda mais dignos de nota são os jogos modernos oriundos do Velho Mundo.

Estou com preguiça de fazer a pesquisa adequada, mas já há vários anos começaram a surgir na Europa, principalmente na Alemanha, jogos com regras simples, mas muito mais inteligentes, muito mais estratégicos, muito menos dependentes de rolagens de dados ou sorteios. que os jogos antigos. São esses jogos que nós adoramos. E pelo menos eu, que sou ligeiramente mais viciado que a Amanda, devo falar bastante deles.

Para um survey com mais experiência e muito mais detalhes, leia a série de artigos de meu colega de jogatinas Antônio Marcelo na Rederpg, começando por esse aqui.

Um comentário:

Rede Players disse...

Olá, achei muito bom o blog e tem tudo a ver com a nossa empresa que está relacionada com jogos de tabuleiros e gostaria que conhecesse nosso site http://www.redeplayers.com.br, afinal, nossa rede de jogos é voltada para o tabuleiro entre outros, com o principal objetivo de alavancar o número de jogadores da cidade de São Paulo, atualmente vai ser implatado esse projeto em um único restaurante da capital, maiores informações no nosso blog! Aguardo seu retorno!