domingo, 14 de agosto de 2011

Ensino superior: por que não levar a sério?

A Amanda resolveu passar a postar textos mais sérios. Resolvi experimentar, também, pra tentar manter alguma identidade no blog. Como não entendo muito de política, resolvi falar sobre algo que (acho que) entendo: ensino.

Desde moleque, gosto de ensinar. Sempre quis ser professor, escolhi ser professor de matemática porque sempre foi minha matéria preferida. Mas gosto de ensinar qualquer coisa que eu saiba (às vezes algumas coisas que não sei, também).

Em algum momento, descobri que queria ser pesquisador e professor de matemática... mas professor de ensino superior, não de ensino básico. Por um motivo muito simples: os alunos de matemática de ensino superior estão em geral mais interessados em aprender do que alunos de ensino básico. As aulas de ensino básico precisam prender a atenção dos alunos com outras coisas que não sejam matemática, porque, afinal, matemática é um saco (pelo menos pra maioria). Eu não queria isso. Eu queria prender a atenção dos meus alunos com matemática. Ok, quero ser professor universitário, então.

Terminei a graduação (licenciatura, como acho que ficou claro), mestrado e agora estou no doutorado. E, até agora, NINGUÉM me preparou pra ser professor universitário de matemática. Claro que tive bons (e ótimos) professores, com quem aprendi por observação, mas algo mais objetivo teria sido muito bom. Pra ser pesquisador, até que fui e estou sendo preparado (com ressalvas), mas ninguém me deu nenhum tipo de dica do que fazer ou como fazer pra ensinar matemática na faculdade. E o motivo é muito simples: ninguém sabe como fazer isso! Cada um faz do seu jeito, sem nem pensar no que está fazendo. Até onde sei, não há formação para professores de ensino superior, pelo menos no Brasil.

Há uma cultura disseminada (creio que pelo mundo todo) de que professor universitário não precisa ensinar. De que o aluno de faculdade aprende sozinho. Acho, sim, que os alunos de graduação e pós são e têm que ser mais independentes, então não precisam ser levados pela mão o tempo inteiro. Mas, por outro lado, eles têm uma vontade de aprender muito maior, e negligenciar o ensino é um desperdício imenso dessa vontade.

Algumas pessoas dizem que a origem do problema é que a licenciatura não é obrigatória pra professores universitários. Eu discordo. Afinal, a licenciatura não prepara pro ensino superior e nem devia preparar! Assim como não faria sentido preparar professores de ensino médio no ensino médio ou ensinar criancinhas a serem professores primários.

Eu sou a favor de uma formação específica, que poderia ser parte da pós graduação stricto sensu ou não, para professores de ensino superior de cada área. Penso em um minicurso, algo como 4 horas por semana durante dois semestres, por exemplo. Poderia ser uma série de palestras, ou de debates. Algo que fizesse os alunos de pós refletirem sobre questões como: objetivos de um curso, objetivos de uma disciplina, objetivos de uma aula, estruturação de currículos de cursos e disciplinas, didática e avaliação. Tenho detalhes em mente (específicos para minha área), mas fica pra outra oportunidade.

Hoje em dia já existem estágios docentes por aí, que são válidos como experiência, mas que servem bem mais como geradores de mão-de-obra barata pras universidades do que como curso de formação de professores.

Espero conseguir colocar minha idéia (ou alguma melhor, que você pode colocar em um comentário, por exemplo) em prática um dia. Tenho certeza que se certos professores (atuais e futuros) fossem obrigados a refletir pelo menos um pouco sobre o que e como ensinar já ajudaria bastante. Mas sei que vai ser difícil, já que professores que se importam com os alunos não são tão comuns assim. Principalmente entre os que assumem posições de poder.

PS: Já que a Amanda divulgou o twitter (e ficou com mais seguidores que eu!), vou divulgar o meu também: @kronno

4 comentários:

Alcarin_Kitsune disse...

Acho que o curso de pedagogia cobre o buraco que você está mencionando. Mas este também não é necessário para ser um professor universitário.

Amanda disse...

Olha, eu não fiz licenciatura justamente pq não cobria o q eu queria: discussão sobre ensino superior.

Não vale a pena fazer um curso inteiro de pedagogia pra ter meia dúzia de discussões. Melhor seria se juntassem essas questões em disciplinas e oferecessem.

Nem defendo fortemente a obrigatoriedade dessa possivel disciplina, mas o problema é que, quem quer fazer melhor, com mais base, não pode por pura falta de oportunidade.

Kronno disse...

Duvido que o curso de pedagogia cubra o que estou comentando, de qualquer maneira. Não sei se tem matérias sobre ensino superior (se tiver, parece meio nonsense), mas de qualquer maneira acho que isso é muito específico para cada área. Acho que pedagogia serve pra ter uma noção geral de como educação funciona, ou deveria funcionar. Mas formação de professores é outra coisa.

Kronno disse...

Aliás, ainda não encontrei um pedagogo que seja bom professor =P