Deveria ser do interesse de todos a qualidade da educação pública em todo o país. Mais do que isso, deveríamos prezar pela vida uns dos outros. Ao mesmo tempo que chamam o deputado – e uma espécie de ídolo político, para min – Freixo de Fresco ou Frouxo, acham que estar a par e se posicionar contra o que está acontecendo na UNIR, numa das greves mais legítimas que já vi e que está chegando ao absurdo de ter manifestantes sendo ameaçados de morte, é desnecessário.
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
UNIR – Apoio já!
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
Custos de uma Ajuda
terça-feira, 30 de agosto de 2011

O verbete logo foi alterado, mas ele voltou a contribuir, com um relevante comentário no final:

segunda-feira, 15 de agosto de 2011
A arrogância da velhice ou Ilusão de onisciência
domingo, 14 de agosto de 2011
Ensino superior: por que não levar a sério?
sábado, 13 de agosto de 2011
Sobre militância e partidos
Muita gente sabe que tou numa de militância nos últimos anos, mas não me filiei a partido algum e não sei se vou.
Acho que meu principal receio é que, quando uma pessoa se filia, tende a ser vista como porta voz de um partido inteiro e só como isso, ou seja, a pessoa vira “fulano do partido tal”. Não quero isso pra mim. Prezo sobretudo pelas liberdades individuais e realmente me incomodaria ser identificada dessa forma.
Outro ponto é que é muito comum é militantes levarem pautas dos seus partidos pros espaços onde militam. Não deveria ser o contrário? Quer dizer, os militantes não deveriam enxergar as necessidades de certos grupos e levá-las aos partidos e demais militantes? Acho isso uma inversão terrível e muito problemática, porque nem atende ao que a população quer e ainda vem um certo ar de “quero educar você” ou “há causas mais importantes”.
Pode ser ingenuidade minha, mas acho que toda causa merece consideração, seja pra concordar e lutar por ela ou pra discordar e mostrar como é absurdo – por exemplo, o caso do orgulho hétero – e, pra minha satisfação, não é necessário ser filiado a partidos pra se juntar a movimentos.
O ponto principal é: militância é diferente de partidarismo. Todos sabem o quanto simpatizo pelo PSOL, mas, mesmo que um dia me filie, não vou levar pautas pra movimentos que não tenham a ver. O que me interessam são justamente os movimentos mistos e apartidários, como o Pró-pós da Unicamp e a Marcha das Vadias.
sexta-feira, 12 de agosto de 2011
Como assim, INES ameaçado?
Oi, pessoal, estou reativando o blog, mas meu papel aqui será outro. Minhas piadinhas têm timing e o twitter tem dado conta delas. Sob a arroba @podemudar, falo do meu umbigo e um pouco além.
Edit 1: Pelo que soube por fonte confiável, tentar fechar o ensino básico do INES vem desde o começo do ano. Como isso não tá circulando?
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
***Registro inicializado***
90839040 – 94308
Alguns membros da frota humana têm se destacado como particularmente influentes.
São eles: a Presidente Amanda Baltar, a Almirante Letícia Adama, seu filho e CAG Kronno “Apollo” Adama e o Chefe de Engenharia Jake “Chief” Tyrol.
48370934 - 09843
Dois dos nossos já estão se encaminhando para posições influentes.
Um deles se identifica como Pedro Tigh e já é tido como braço direito do almirante.
Nosso segundo infiltrado é Renato “Starbuck” Thrace, mas, conforme decidido no conselho, ele não está ainda consciente de sua natureza Cylon.
Para que não chamem muita atenção, o agente Pedro também desconhece a verdadeira identidade de Renato.
O plano está em progresso.
38493020 - 90478
Houve um rumor de um relacionamento entre Kronno “Apollo” e Renato “Starbuck” que poderia atrapalhar nossos planos, mas tudo não passou de um boato. Na verdade, Kisnney tem um relacionamento duradouro com a Presidente Amanda.
47820984 – 38901
Efetuamos um grande ataque, com vários raiders e heavy raiders, prontos para infiltrarem centuriões na nave. Os humanos estão confiantes de que não há um Cylon entre eles.
Há controvérsias quanto aos esforços de Pedro Tigh em prol de nossa causa, mas só nos resta confiar em nosso agente, que afirma estar trabalhando de maneira sutil.
Temos um segundo ataque programado.
30974902 – 28901
O segundo ataque teve início, mas, infelizmente, os humanos fugiram.
Contudo, vários Vipers estão destruídos. A população da frota foi reduzida à metade. O dispositivo de controle de salto está avariado e vários pilotos estão feridos (incluindo nosso agente adormecido Renato e o CAG Kisnney).
Seu destino está selado.
A humanidade não sobreviverá.
39026812 – 38901
Tivemos um problema com nossos dispositivos de rastreamento.
Os humanos puderam viajar tranquilamente por vários anos-luz. A Gallactica e vários vipers foram reparados, graças ao esforço conjunto liderado pelo engenheiro Jake “Chief”. Seus feridos foram curados e eles voltaram a patrulhar o perímetro da frota.
Esse erro não poderá se repetir, ou acabarão chegando a Kobol. A humanidade precisa ser aniquilada. Estamos despertando nosso agente adormecido.
O plano continua em progresso.
39030274 – 02784
Os humanos fizeram uma descoberta condizente com suas profecias blasfemas, que ocasionalmente os colocou no caminho correto. Não compreendem que existe apenas um Deus.
E Ele os quer mortos.
38902375 – 39015
Nosso plano está em perigo.
A Presidente Cientista Amanda Baltar desenvolveu um dispositivo detector de Cylons e o usou em nosso agente Renato, revelando sua natureza à frota em seguida.
Para provar sua lealdade, ela renunciou ao cargo de Presidente em uma audiencia pública, passando-o à Almirante e agora também Presidente Letícia. É um momento crítico para nós, já que, graças às ações das presidentes, a moral humana está em alta.
No entanto, seus outros recursos estão escassos. Há falta de comida e combustível. A maioria dos humanos está morta. Ainda temos chances de vitória, mas medidas extremas logo serão necessárias.
83904823 – 39020
Não há mais tempo para sabotagens sutis.
Os humanos estão unidos e próximos de Kobol em demasia.
A hora para o ataque final chegou. Mandamos instruções a nossos agentes Pedro e Renato para que se revelem como Cylons e levem os humanos à sua derrocada.
Eles não sobreviverão.
38902290 – 39012
O agente Pedro, que manipulou politicamente as crises humanas a nosso favor desde o início, aproveitou sua influência para prender o CAG Kronno e, em seguida, se revelar. O CAG conseguiu apoio da frota e saiu da prisão apenas para, em outra oportunidade, o agente Renato hospitalizá-lo, finalmente se revelando e juntando-se a nós.
Falta apenas um salto para os humanos, mas ainda temos muitos recursos disponíveis. Os humanos estão sobrevivendo a base de medidas desesperadas levadas a cabo pela Presidente Almirante Letícia.
O plano continua em progresso.
38938920 – 28946
Os humanos descobriram tarde demais a bomba nuclear implantada pelo agente Pedro dentro de uma nave da frota.
A explosão da ogiva foi um sucesso, reduzindo o combustível e alimentos da quase extinta humanidade a níveis críticos.
A moral do povo das colônias não mais está alta. Estão todos desolados, várias revoltas ocorrem dentro da frota, denunciando sua natureza egoísta e desorganizada, pronta a se autodestruir em momentos de crise.
Seu fim está próximo.
38920293 – 38940
Usando de manobras desesperadas, os humanos conseguiram ajustar as coordenadas para um salto praticamente suicida. Apenas alguns humanos sobreviveriam, mas, como pragas que são, eles rapidamente proliferariam em Kobol e voltariam a ameaçar nossa existência. Isso não pode acontecer.
Como último recurso, estamos ordenando ao agente Renato que detone o explosivo, implantado pelo próprio, na nave administrativa Colonial 1, que tornar-se-á nada mais que destroços vagando pela galáxia.
Sem a liderança de seu governo, a sociedade humana, que está com a moral perigosamente baixa, não resistirá.
A autodestruição sempre foi o derradeiro destino da humanidade.
38920279 – 38901
Todos os esforços, tanto da humanidade como nosso, foram canalizados para a ogiva em Colonial 1.
A nossa vitória parecia garantida, mas, pouco tempo antes da explosão, a Presidente Almirante Letícia declarou uma medida emergencial, que permitiu aos humanos desativar a bomba.
Não há nada mais que possamos fazer para impedir os humanos.
Nesse exato momento, os menos de cinco mil humanos restantes estão efetuando o salto final para Kobol, onde não poderemos alcançá-los.
Seja por incompetência de nossos agentes ou mérito dos humanos, nós perdemos. Os humanos venceram essa batalha.
A guerra continua.
*** Fim do registro***